
Link das salas onlines:
https://docs.google.com/document/d/1t7e0vL26hmiHjRsGEFwEOuLBmHCgIMXelEc687thq3c/edit?usp=sharing
eixos temáticos
1. Paisagens cotidianas, territorialidades e práticas nos SELs
Abordar as ações locais e ações em rede enquanto possibilidades e alternativas para o fortalecimento das paisagens socialmente compartilhadas constituídas de múltiplos valores (ambientais, culturais, históricos, produtivos e de uso social), que sejam orientadas à preservação ambiental, ao exercício e à conservação de práticas e saberes tradicionais, ao combate à crise climática; evidenciar modos de vida e dinâmicas territoriais não hegemônicas trazendo a diversidade dos assentamentos humanos e formas de urbanização no país - crítica à visão eurocêntrica; abordar o papel dos Sistemas de Espaços Livres (SELs) na construção das paisagens cotidianas através das práticas e das múltiplas territorialidades dos diferentes coletivos humanos e não-humanos.
2. Políticas públicas, SELs e paisagens
Abordar as políticas públicas, suas incidências e desdobramentos nos Sistemas de Espaços Livres (SELs) das cidades, caracterizando as dinâmicas e os processos de construção da paisagem; evidenciar os tensionamentos entre projeto, planejamento e gestão das paisagens e dos SELs; abordar metodologias, processos e escalas para a compreensão sistêmica da paisagem e dos SELs; abordar as infraestruturas e as técnicas aplicadas aos territórios, sobretudo periféricos, em que são reconhecidas as particularidades locais, ou se são adotadas soluções técnicas descontextualizadas e que antecedem os problemas.
3. Paisagens e SELs periurbanos
Abordar as dinâmicas das paisagens rurais e periurbanas, caracterizando seus agentes, seus modos de habitar, os conflitos socioambientais, contrapondo às suas potencialidades; caracterizar as estruturas ambientais, as organizações socioeconômicas, as formas urbanas e suas fragmentações; reconhecer a diversidade epistemológica e ontológica presentes nas paisagens rurais e periurbanas e refletir sobre outras paisagens possíveis frente aos processos constitutivos dos territórios desencadeados na hegemonia da modernidade universal.
4. Paisagens e paisagismo popular, criação coletiva dos SELs
Embora existam instrumentos e políticas públicas voltados para a participação social, seu alcance enquanto definidores dos territórios, sobretudo populares, apresenta limitações. Em que medida ações de Athis, programas de extensão, processos de escutas, em parceria com movimentos sociais, podem vir a configurar planejamento colaborativo de fato. Este eixo propõe reconhecer métodos, processos e ferramentas de planejamento participativo e colaborativo que orientem ao fortalecimento de paisagens e do exercício paisagístico de base popular, orientado à construção coletiva dos SELs e das paisagens.
5. Paisagens e SELs, percepção e apropriação
Abordar as paisagens e os SELs através da dimensão simbólica, reconhecendo a diversidade de formas de apropriação e de percepção que se constituem nos diferentes modos de habitar determinado território. A integralidade da paisagem compreende aspectos imateriais associados as memórias, as tradições e as formas de representação cultural forjadas nos SELs, elementos fundamentais na construção da identidade de determinado coletivo. As relações entre os coletivos humanos e não humanos constituem paisagens apropriadas e percebidas por meio de ontologias e epistemologias próprias, o que amplia sua gama de significados possíveis.
PROGRAMAÇÃO
Dia 3 setembro
quarta-feira
Local: FAU Maranhão, Sala dos espelhos - híbrido
Link da palestra:
17:30 hs – 19:30 hs: Palestra abertura
Dia 4 setembro
quinta-feira
Local: FAU MACK - híbrido
Link da palestra:
https://teams.live.com/meet/9357384690572?p=qNaKgRmQiTkgIFcxQ9
9:00 hs – 10:00 hs: Palestra
Local: Prédio 9, Auditório Benedito Novaes Garcez, subsolo
10:00 hs – 10:30 hs: Café
10:30 hs - 12:15 hs: Comunicações por eixo
Local: Edifício João Calvino
12:15 hs – 14:00 hs: Almoço
14:00 hs – 15:45 hs: Comunicações por eixo
Local: Prédio 45
15:45 hs – 16:15 hs: Café
16:15 hs – 18:00 hs: Comunicações por eixo
Local: Prédio 45
Dia 5 setembro
sexta-feira
Local: FAU Maranhão, Sala dos espelhos - híbrido
Link da palestra:
9:00 – 9:45 hs: Palestra
9:45 – 10:15 hs: café
10:15 – 12:45 hs: balanço dos temas apresentados
12:45 – 14:15 hs: almoço
14:15 – 15:45 hs: Discussão da Rede Nacional
15:45 – 16:15 hs: café
16:15 – 17:45 hs: Discussão da Rede Nacional
Dia 6 setembro
Visita técnica ao Distrito de Perus
Teremos 2 vans, com total de 30 lugares, sem custo para os participantes. Pedimos que façam a inscrição com nome completo e RG.
Recomendamos roupas confortáveis e boné para as caminhadas.
8:00 hs: saída da FAU-USP, Rua do Lago 876, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP, 05508-080
9:00 hs: Parada 1: Parque linear Ribeirinhos de Perus, acesso pela Rua Curruira, altura número 470, Vila Aurora - SP
10:00 hs: Saída com destino à Vila de Perus
10:30 hs: Parada 2: Visita a EMEF Philó Gonçalves dos Santos – Rua Alagoa Nova, 59, São Paulo – SP, 05202-260. Visita ao Ecoparque.
12:00 – 13:00 hs: Almoço no centro em local de livre escolha. Não há um restaurante específico.
13:30 hs: Parada 3: Casa do Hip Hop Coletivos de Perus, R. Júlio Maciel, 520 - Vila Perus, São Paulo - SP, 05208-110. Alternativa – Agência Queixadas – curso de paisagismo popular. R. Margarida Raínha, 13 - Conj. Hab. Recanto dos Humildes, São Paulo - SP, 05209-020
15:00 hs: Retorno com a van para FAU-USP, chegada prevista 16:00 hs
Dia 7 setembro
domingo
Sugestão de visita guiada
Uma ótima sugestão para o próximo domingo é participar da Visita Guiada ao Parque da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, conduzida pela arquiteta e professora Cássia Mariano. A atividade destaca a obra de Otavio Teixeira Mendes, autor do projeto de paisagismo do Parque do Ibirapuera e também da própria Fundação.
Visita guiada ao Parque da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Com Cássia Mariano
Horário: 11h às 13h
Valor: R$ 100 (inteira) | R$ 50 (meia-entrada)
Vagas limitadas: máximo de 20 participantes
Inscrições pelo telefone: 11 91433.4685

Diana Wiesner
Arquiteta, designer e ativista socioecológica em Bogotá, fundadora de seu próprio escritório e diretora da Fundação Cerros de Bogotá. Seu trabalho concentra-se em ecologia urbana, infraestrutura verde e participação cidadã. Recebeu prêmios em bienais nacionais e internacionais, além de reconhecimentos internacionais, como o Prêmio City'Scape na Trienal de Milão de 2025 e o Prêmio Global FutureScape de 2025. Foi presidente do júri do Prêmio Jellicoe por quatro anos, comissária consultiva do programa Biodiverciudades e membro do júri de diversos prêmios e bienais. Colabora com The Nature of Cities e LALI. Foi indicada para a Bienal de Veneza de 2025.
Link da palestra:
http://meet.google.com/yva-tzxy-qnk
Quando?
03 de setembro, quarta-feira

Rosélia Ikeda
Arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP em 1973, com especialização em Conforto Habitacional (1976) e Modelos Quantitativos em Planejamento Urbano e Regional (1977), ambos na Escola Politécnica da USP. Atua na gestão pública há décadas, destacando-se como coordenadora do Planejamento Ambiental na SVMA–PMSP, cargo que exerce desde 2016 e já havia ocupado entre 2011 e 2013.
Possui trajetória marcada por funções estratégicas, como assessora da presidência da Cohab-SP (2002–2004) e coordenadora do Grupo Executivo de Projetos de Moradia e Lotes Urbanizados (1990–1992), responsável por mais de 100 empreendimentos que somaram cerca de 36 mil unidades habitacionais. Sua carreira é dedicada ao planejamento urbano, à habitação social e à formulação de políticas públicas em São Paulo.
Link da palestra:
https://teams.live.com/meet/9357384690572?p=qNaKgRmQiTkgIFcxQ9
Quando?
04 de setembro, quinta-feira

Claudio Maretti
Especialista em ordenamento territorial, áreas protegidas, comunidades tradicionais e relações sociedade-natureza. Pesquisador, consultor e voluntário, pós-doutorando em geografia sobre conservação colaborativa. Ex-vice-presidente da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da UICN para a América do Sul. Foi presidente e diretor do ICMBio, coordenador do III Congresso de Áreas Protegidas da Latino-América e do Caribe, líder da Iniciativa Global Amazônica, diretor nacional e coordenador de apoio ao Arpa pela Rede WWF, coordenador técnico pela UICN na África Ocidental e diretor e técnico da Fundação Florestal e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Link da palestra: http://meet.google.com/cbh-hcev-ptm
Quando?
05 de setembro, sexta-feira
Palestrantes
